quarta-feira, 16 de junho de 2010

: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

A importância dos recursos da TV Escola no ensino e aprendizagem com a exploração da ortografia do l e lh na formação de palavras.

Ao trabalhar o vídeo da TV Escola, percebi o quanto foi importante as pronuncias das palavras onde os alunos puderam compreender o som das mesmas e a sua aplicabilidade no dia –a – dia. O interessante é que os alunos apropriaram muito rápido das informações, o que fez a aprendizagem fluir de forma bem prazerosa.
Ao conhecer os recursos que as TICs vem oferecendo, nota - se que é necessário cada vez mais de estarmos nos capacitando para articularmos entre as áreas do conhecimento e a tecnologia, com a nova forma de pensar, agir e aprender para lidar com dinamismo as informações e poder definir as prioridades nas várias situações do cotidiano com estratégias criativas e de novas aprendizagens.
Os recursos tecnológicos da internet, como pesquisa, a comunicação, os sites de busca podem facilitar e incentivar os alunos, os educadores à troca de idéias, experiências bem significativas quando fazemos o uso para ampliação de conhecimentos para melhoria da prática que torna mais integradora.
A elaboração do plano foi feita para atendermos os anseios de nossos alunos da turma do 4º ano e na aplicabilidade evidenciou – se por meio de feedback e reflexões a aprendizagem significativa de todos os alunos.
Essa aula possibilitou – nos realizar as interligações dos conteúdos com a vivência do aluno fazendo uso da interdisciplinaridade.
Cada dia que acesso a internet utilizo outros equipamentos tecnológicos, repenso minha prática profissional e vejo que a construção dos saberes se faz pela busca do aprender a aprender.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Reflexão sobre o uso da Revista Nova Escola como recurso de Ensino e Aprendizagem.

Planejar usando material digital foi muito interessante e atrativo,tive oportunidade de conhecer vários videos que estão disponíveis na TV escola, Nova Escola,recursos didáticos que propiciam melhor aprendizado tanto do professor quanto do aluno. Vários conteudos pode acessar e selecionar para poder enriquecer as aulas com os recursos tecnólogicos e midiáticos. Estou cada dia mais empolgada a buscar mais conhecimentos com os cursos que estão sendo oferecidos nas midias digitais, o que tem proporcionado melhoria em todos os setores da escola, tanto em reuniões, eventos, e principalmente em gestão de sala de aula, fazendo com que os alunos fiquem mais motivados em adquirir novos conhecimentos, desenvolvendo ainda as habilidades propostas que é o( Ensinar e Aprender de forma prazerosa no seu dia a dia.)